(Com informações do Site Destaque Diário)
O potencial dos cafés especiais atraiu os olhares do mundo para a Região do Caparaó. E não são apenas as pessoas ligadas à cadeia produtiva ou apreciadores de bons cafés que se rendem aos encantos de comunidades como Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, e Patrimônio da Penha, em Divino de São Lorenço, no entorno do Parque Nacional do Caparaó.
O músico, ator e escritor Danyel Sueth, de 43 anos, nascido no Rio de Janeiro e morador de Alegre há 26 anos, se prepara para escrever um romance ambientado na região. Para entender a reunião das comunidades em torno dos cafés especiais, como essa produção fez as pessoas se aglutinarem e viverem como se fossem uma grande família, Danyel está fazendo uma residência literária, uma imersão de seis meses em Pedra Menina.
Danyel disse ainda a obra terá personagens fictícios, mas dentro de um cenário real, que tem como pano de fundo os cafés especiais.
A previsão é que o livro, que ainda não tem nome, seja lançado no final deste ano. Após a publicação, o projeto tem ainda uma segunda fase. O autor vai ministrar palestras em algumas escolas para apresentar o livro e incentivar a leitura por meio da doação de livros para as bibliotecas das unidades de ensino.