Rota do Caparaó Mineiro deverá ser comercializada pela CVC
Por Administrador
Publicado em 29/04/2025 14:48
Novidades

(Com informações do site Portal Caparaó)

Minas Gerais marcou fortemente sua participação na feira Minas Travel Market (MTM), encerrada nesta sexta-feira (25/4), no Minascentro, em Belo Horizonte, com o foco em três segmentos do turismo – o religioso, o gastronômico e o de natureza.

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), inovou e criou, pela primeira vez, três espaços temáticos – além do estande dedicado aos lançamentos e à cozinha mineira, a Cordilheira do Espinhaço e a Mantiqueira de Minas ganharam destaque e mostraram aos visitantes todas as riquezas naturais, culturais e gastronômicas dessas regiões. O turismo religioso também foi um capítulo à parte.

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, anunciou inclusive um acordo com a operadora CVC para vender as novas rotas turísticas de Minas, como Caparaó Mineiro e Rota Vulcânica, em suas plataformas física e online dentro do Estado e no mercado latino-americano.

A Rota Caparaó Mineiro convida os visitantes a experimentarem cerca de 30 experiências turísticas em quatro municípios – Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, onde paisagens de montanhas imponentes e cachoeiras de altitude, a maioria acima de 1.990 metros, revelam um destino de contemplação e natureza exuberante. Atualmente, quatro agências de receptivo locais oferecem vivências que mesclam visitas às fazendas cafeeiras e atividades ligadas à natureza, em especial ao Parque Nacional do Caparaó.

As novas rotas foram estruturadas em parceria com Sebrae Minas, Codemge e diversos parceiros regionais e municipais. Oliveira faz questão de destacar a parceria bem-sucedida com o Sebrae na construção das rotas: “O governo de Minas tem uma parceria com o Sebrae: eles lançam a rota, nós fazemos a promoção. Juntos, temos feito o marketing dessas rotas em feiras dentro e fora do Brasil. É muito importante a diversificação dos territórios turísticos em Minas, um Estado do tamanho da França e que  possui singularidades competitivas no mercado nacional e internacional”. Oliveira cita ainda o trabalho realizado pela secretaria junto à Prefeitura de São Thomé das Letras e a comunidade local, com a implementação de uma nova marca e o reposicionamento do destino turístico. A campanha propõe reforçar a vocação turística da cidade do Sul como destino cultural, místico e de fé.

 

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, rotas como Caparaó refletem o protagonismo do interior na construção do turismo mineiro. “Aqui, o visitante encontra experiências autênticas que geram renda, pertencimento e desenvolvimento para as comunidades locais”, destaca.

Comentários